No dia 05-07-2014 os mergulhadores do Núcleo de Mergulho do Clube Banif e convidados, encontraram-se em Peniche para prepararem todo o equipamento antes de partir em direcção ao Arquipélago das Berlengas.
O Arquipélago das Berlengas é reconhecido pelo seu Património Arqueológico subaquático, dado que, graças à sua localização – é uma ligação marítima do Sul ao Norte da Europa -, sempre viu as suas águas fundeadas por embarcações de várias épocas.
Muito recentemente, em Junho de 2011, a Unesco atribuiu a classificação de Reserva Mundial da Biosfera ao Arquipélago, tornando as Berlengas a quinta reserva Mundial da Biosfera do país.
A primeira paragem foi numa gruta aos 28 metros de profundidade, aqueles que preferiram um mergulho com menos grau de dificuldade puderam realizar um “mergulho em parede” com a vantagem de observar uma vasta área com diversas gorgónias roxas (coral em forma de leque).
Nova paragem para convívio e pequeno lanche nas Berlengas. Tivemos tempo para nadar e passear junto da grande comunidade de gaivotas existente.
Para o último mergulho, e a pouca profundidade cerca dos 20 metros, mergulho em naufrágio cujo navio a vapor italiano de nome “Primavera” se afundou em 1902.
Aqui, devido à protecção da estrutura do navio, possibilita uma vida marinha diversificada sendo frequente ver douradas, sargos, polvos e desta vez um peixe-galo.
Depois, o regresso à base em Peniche.
—————