Caros colegas e associados.
No próximo dia 19 de Julho 2015 o Clube BANIF irá organizar um dia a aproveitar em família na Fajã dos Padres.

Habitada e cultivada desde o início do povoamento da Ilha da Madeira, a história da Fajã dos Padres acompanha a história da própria Ilha, existindo inúmeros registos e referências aos proprietários, às colheitas agrícolas e aos próprios habitantes do local, desde o séc. XV.
O nome da fajã deve-se ao facto de ter pertencido aos padres da Companhia de Jesus durante mais de 150 anos. Na sua passagem pela Fajã dos Padres, os Jesuítas deixaram marcos notórios, dos quais se destaca, sem dúvida, a introdução do vinho malvasia, um vinho cuja reputação ultrapassou as fronteiras de Portugal, e chegou até à Inglaterra ou aos Estados Unidos e até à Rússia.
Apesar do isolamento do local, chegaram a viver na Fajã cerca de 50 pessoas, entre colonos e jesuítas, distribuídas por um conjunto de cerca de 10 casas. Para além do amanho das terras, julga-se que o local terá servido então de local de veraneio dos frades.
Hoje é possível reviver um pouco da herança deste passado, ao visitar algumas destas pequenas casas recuperadas, ao provar o delicioso vinho malvasia numa visita à antiga adega, ou ao percorrer os antigos caminhos de pedra entre os poios de cultivo.
O microclima da Fajã dos Padres favorece o cultivo de espécies subtropicais, algumas das quais dificilmente adaptáveis à maioria dos restantes locais da Ilha da Madeira.
Manga, abacate, banana, vinha, e em menor quantidade um vasto conjunto de frutos exóticos como a papaia, a pitanga, o araçá, o figo, o maracujá, o tabaibo, o tamarilho, o ananáz e até as romãs enchem a Fajã de cores e aromas tropicais.
A vinha foi introduzida desde o início, e foi excelentemente valorizada pelas mãos dos padres jesuítas. A cana-de-açúcar ocupou grande parte da propriedade após a crise da viticultura madeirense do séc. XIX, e até ao início da década de 1930, quando o incentivo da “linha do Cabo” fez reforçar a cultura de produtos hortícolas que eram então exportados para Inglaterra.
O tomate, a batata-doce, e outras culturas hortícolas foram quase integralmente substituídos pela banana após a II Guerra Mundial, mantendo-se o seu cultivo apenas para consumo próprio.
O bananal ocupou toda a extensão da Fajã dos Padres durante cerca de 30 anos. Por ser uma cultura permanente permitia obter rendimentos ao longo de todo o ano. Por outro lado, este facto criava enormes dificuldades ao escoamento da produção, principalmente no Inverno, uma vez que todo o transporte era efectuado por via marítima, e na altura, o embarque era feito directamente através da praia.
Desde 2008 toda a produção é certificada com o rótulo de agricultura biológica.
O passeio ao local consistirá na deslocação para a Fajã dos Padres através de Catamaran, estando a partida reservada do Funchal pelas 08.00h e chegada à Fajã dos Padres pelas 09.30h, uma vez que a viagem é exclusiva para o Clube Banif. Depois será efectuada uma visita à propriedade, com o intuito de conhecer os vários pomares, hortas, adegas e caso haja disponibilidade visitar as casas que se encontram disponíveis para aluguer no local.
Após a visita haverá algum tempo disponível para quem quiser aproveitar a praia, estando o almoço previsto para as 13.00h.
A partida para o Funchal está prevista para as 17.30h.
Nota: Este evento apenas realizar-se-á com o mínimo de 50 e máximo de 70 participantes.
Só serão consideradas as inscrições recebidas até às 15h do dia 03 de Julho de 2015 (Sexta-Feira).
Por motivos de logística, só serão aceites as primeiras 70 inscrições, ficando os restantes como suplentes em caso de alguma desistência.
As inscrições deverão ser enviadas por e-mail para o DCM-NTM (dcm.ntm@banif.pt), com as seguintes indicações:
Nota (*): As crianças até aos 5 anos é gratuito.
_________________________________________
Situações aqui não previstas serão analisadas e resolvidas pelo Clube Banif.
O Clube Banif declina toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis acidentes de qualquer tipo decorrentes deste evento.
Empresas responsáveis pela actividade:
_________________________________
Quaisquer dúvidas deverão ser endereçadas para o e-mail do NTM, ou por contacto telefónico para:
Mais informações do local, podem ser AQUI consultadas
Esperamos pela sua participação !!!

—————
